Estátua de D. Nuno Álvares Pereira [do escultor Leopoldo de Almeida] – Mosteiro da Batalha, Batalha (Portugal).
D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, Beato Nuno de Santa Maria, hoje São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun' Álvares (Paço do Bonjardim ou Flor da Rosa, 24 de Junho de 1360 – Lisboa, 1 de Novembro de 1431) foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também 2.º Condestável de Portugal, 38.º Mordomo-Mor do Reino, 7.º conde de Barcelos, 3.º conde de Ourém e 2.º conde de Arraiolos.
Considerado como o maior guerreiro português de
sempre e um génio militar. Comandou forças em número inferior ao inimigo e
venceu todas as batalhas que travou. É o patrono da infantaria portuguesa.
Uma escultura sua encontra-se no Arco da Rua
Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa, outra no castelo de Ourém e uma,
equestre, no exterior do Mosteiro da Batalha. Tem também uma estátua em Flor da
Rosa, um dos dois locais apontados como sua terra natal.
São Nuno foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em
26 de abril de 2009, e sua festa é a 6 de Novembro.
COMENTÁRIO
Ou seja o maior dos combatentes que tivemos em Portugal, com apenas 25 anos de idade, se nasceu em 1360 e a batalha de Aljubarrota em 1385 e mestre de Aviz.
Casa Real Portuguesa, não mostra que é de Aviz.
ELREY D. JOAÕ I.
XL. Efte Sello he de cera parda, pendente de huma trança de lãa azul, e branca, com efta letra:
Seello dos Contos de ElKey de gal. Cidade de Lixboa.
Eftá em huma Carta paííàda em nome delRey D. Joaõ o I. a D. Pedro de Menezes, Conde de Viana , Senhor de Villa-Real, Almirante dos Reynos de Portugal, e Algarve, e Alferes do Infante íèu filho , Capitao, e Governador da Cidade de Ceuta, para que o Guarda mór da Torre do Tombo lhe dê o traslado da Carta, que EIRey D. Diniz mandou dar ao Almirante Micer Manoel
PeííàPeííànha, e acaba: E ajjelado do Sello dos Contos da Cidade de Lisboa dada na dita Cidade a 8 do mes de Mayo. ElRey o mandou per o dito Fernam Lopes feu Vajfalo Guardador das ditas efcripturas. Gonçalo Anes a fez. Era do nacimento de NoJJo Senhor Je/u Chrillo 14]}. Eftá no Cartorio do Conde de VillaNova, maço 4 das merces antigas, num. 27, donde a tirey.
XLI. Efte Sello he de chumbo , pendente de fios de íèda verde, vermelha, azul, e branca, com efta letra : Sigillum Domini Joannis Regis Portugaiia Algarbii.
Eftá em huma doaçao feita ao Condeftavel D. Nuno Alvares Pereira dos bens de Alvaro Gonçalves, que paííàra aCaftella em deferviço delRey: feita em Alvites, Termo de Mirandella , a 11 de Outubro da Era de 1425 , que he Anno de Chrifto de 1578 , dous annos depois dei Rey governar. Affonfo Coudo afez. Guarda-fe no Archivo da Caía de Bragança, maço das doações antigas.
XLII. Efte Sello he de chumbo, diferente do outro, como fica debuxado, pendente de feda encarnada , e azul, com efta letra : Sigillum Domini Joannis Regis Portugalia Algarbii.
Casa de Aviz
IV». .v.. » v. .. v....
D. Fr.Fernao Rodrigues de Siqucira, scndo Commen* dador môr da Ordem : tonaou possc do Mestrado, que lhc deu o Senhor Rey D. Joaô I. no anno de 13 86. no feu tempo vindo viíitar a Ordem hum Mestre de Calatrava, foy recebido, e tratado, como hoípede, mas naò como Superior, nafórma daifençaó impetrada pelo feu antecessor: aperfciçoou a Igrcja, e Convento de Aviz. Servìo ao Senhor Rey D. Joaó o I. na batalha de Aljubarrota : governou este Rcyno na aufencia, que sez délie para Afrîca o Senhor Rey D. Joaò t. aconquistar Ceuta. Cclebrou hum Capitulo Gérai no anno de i4i4.morrco no anno de 143 3. ao ultimo de Agofto: foy fepultado no Convento de Aviz
Eu não encontro o Nuno Pereira, aonde ele está ? e mais o homem nasceu em Barcelos de seu pai conde e tenho em latim. Como também não é de Bragança.
Joao


Comentários
Enviar um comentário